BOAS PRATICAS

NAS SALAS DE RECURSOS AS TECNOLOGIAS É PARCEIRA DOS PROFESSORES



Alunos da Professora Maria José Vieira de Jesus Barbosa da Escola Estadual Ana Maria de Jesus e cursista do UCA TOCANTINS desenvolve a leitura dos seus alunos da sala de recurso com Fichas Silábicas de forma teórica e para fixá-las, utilizaram o computador nos joguinhos online sugeridos no curso de Formação Continuada UCA Um Computador por Aluno.





PROFESSORA LUTIELY UTILIZA AS TECNOLOGIAS EM SUAS AULAS





A Cursista do Curso PROUCA/TOCANTINS , Professora Lutiely Costa do Educandário Evangélico Ebenezer percebeu que havia muita resistência por parte de alguns alunos quanto ao ensino e aprendizagem da disciplina de matemática. Segundo ela “Seja por falta de interesse, por falta de oportunidade ou mesmo por não haver um diferencial que o faça sentir prazer em está em contato com essa matéria temida por muitos”. Ela buscando mudar essa realidade iniciou uma série de ações voltadas para a utilização de recursos tecnológicos e lúdicos para dinamizar suas aulas. Desde o início do ano essa ação vem sendo colocada em prática. A brincadeira foi um dos diversos instrumentos usados para atingir o objetivo esperado. Lutiely Costa relata que até mesmo nas aulas de educação física algumas vezes foram usados jogos lúdicos pedagógicos de matemática, como a tabuada humana e até de português como forma interdisciplinar para a descontração e aprendizado. A Professora relata que as crianças amaram trabalhar com a matemática por meio de jogos, no laptop do aluno em que existem vários jogos como: tabuada, formas geométricas, cores e outros. Também foi usado dominós comuns e de tabuada, quebra-cabeças, dama e jogos na internet que é um atrativo aos alunos desta Geração Y!



UM COMPUTADOR POR ALUNO





Nesta 4ª feira (29/05/2013) os alunos do 5º ano do Colégio Positivo tiveram uma aula com a utilização dos laptops e internet. O conteúdo trabalhado foi ortografia.  A Professora Patrícia Careli é aluna do Curso de Formação Continuada  UCA Tocantins tendo como tutora a Professora Formadora Jennifer Provenci.  Patrícia relata que seus alunos amam estudar utilizando o computador e a mesma diz que fica feliz por eles estarem aprendendo de maneira lúdica e dinâmica.






TRABALHANDO COM JOGOS NO LAPTOP EDUCACIONAL



As Professoras Mônica do Educandário Evangélico Ebenezer  após realizar a atividade 4 do Módulo III do curso de Formação Continuada Tocantins Conectado UCA 2013 colocou em prática o que aprendeu e na aula de Português com seus alunos trabalhou  os jogos de palavras cruzadas já instalado no netbook . Os alunos amaram a aula que se tornou dinâmica e prazerosa.


A Professora Zilma Sales Souza do Centro Educacional FYA Paroquial Bernardo Sayão, defende e utiliza os recursos tecnológicos nos atendimentos aos seus alunos com necessidades educacionais especiais. Suas aulas são planejadas com a utilização de jogos pedagógicos online, pois os mesmos favorecem o estimulo do aluno em seus aspectos neuropsicomotor. Os mesmos são assíduos e vem demonstrando mais atenção e concentração nos atendimentos realizados. A aluna Mariana, Milena, Eliane, Kamilla, Fabio, Lucas Nathan, Felipe, Danilo, Bruno, Cantidiano e Caio adoram ir para a sala de recurso participar das aulas com a Tia Zilma.


UM COMPUTADOR POR ALUNO  

 A Professora de Geografia Leila Márcia da Escola Estadual Presidente Costa e Silva de Gurupi, explanou sobre a economia mundial globalizada, em que a tendência comercial é a formação de blocos econômicos que são criados com a finalidade de facilitar o comércio entre os países membros. Leila Márcia utilizou o laptop do PROUCA, conectado a rede para realizar a pesquisa sobre os Blocos Econômicos. Após a pesquisa os alunos passaram para o caderno o resultado de suas analises e reflexões sobre o conteúdo pesquisado.


A Professora do 1° ano Marcia Adriana da Escola Estadual Presidente Costa e Silva utilizou os laptops do UCA para trabalhar o Alfabeto. No site www.escolagames.com.br/jogos ela orientou as crianças no jogo que consistia em: buscar uma pipa contendo a figura de um objeto que se inicia com a letra do alfabeto indicado. Se a criança acerta marca pontos e um incentivo. O jogo tem o objetivo de ensinar o alfabeto de uma maneira dinâmica e prazerosa. Toda a semana os alunos do 1° ao 5° irão desenvolver atividades com o uso do Laptop educacional.



Os alunos do 7° ano IV da Escola Estadual Presidente Costa e Silva estão elaborando juntamente com a professora de Geografia Alessandra Carvalho, um projeto que tem como objetivo a análise do espaço geográfico com o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação na coleta de dado sobre o bairro com maior índice de estudantes do 6° ao 9° ano desta Unidade Escolar. Já foi realizado a pesquisa com os alunos das outras turmas e nesta semana os alunos do 7 ° ano IV formaram grupos e irão pesquisar In Loco as características desses bairros e assim identificar quais medidas podem ser tomadas para melhoria da qualidade de vida da população.






As Professoras Maria de Fátima Batista e Pedrocília Furtado Pimentel da Escola Estadual Ana Maria de Jesus após realizar a atividade 4 do Módulo III do curso de Formação Continuada Tocantins Conectado UCA 2013 colocaram em prática o que aprenderam trabalharam na aula de Português com os alunos do 3° e 5° ano os jogos de palavras cruzadas já instalado no netbook . Os alunos amaram a aula que se tornou dinâmica e prazerosa. As Professoras contaram com o auxilio da tutora Georgina e da Cursista Gislaine na orientação quanto ao manuseio dos jogos.



Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns para os meus colegas de trabalho!!!!
Continue assim...inovando cada dia mais, a prática pedagógica, enriquecida com uso de novas tecnologias!!!